quinta-feira, 26 de julho de 2018

TRABALHO PADRONIZADO

O que é Trabalho Padronizado?

São procedimentos específicos realizados pelos operários no processo de produção baseados no tempo takt, sequência de trabalho e estoque padrão. 
O trabalho padronizado é resultado de melhoria contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa. 
Existem três tipos de documentos utilizados para que o trabalho padronizado possa ser criado:

1 – Quadro de capacidade do processo: É um formulário contendo algumas características de cada processo (corte, montagem, etc.) que será realizado dentro de uma célula de trabalho. Essas características podem ser tempo gasto em cada processo, tempo para troca de ferramenta, tipo de máquina, etc.
Quadro de capacidade do processo
2 – Tabela de combinação do trabalho padronizado: Este formulário mostra a combinação do tempo de trabalho manual, tempo de caminhada e tempo de processamento da máquina para cada operador em uma sequência de produção.

Esta tabela fornece mais detalhes e é uma ferramenta mais precisa do que o gráfico de balanceamento do operador. A tabela completa mostra as interações entre operadores e máquinas em um processo e permite que se recalcule o conteúdo de trabalho de um operador, conforme o tempo takt se expande ou se contrai.
Tabela de combinação do trabalho padronizado
3 – Diagrama de trabalho padronizado: Este diagrama mostra a movimentação do operador e a localização do material com relação à máquina e ao layout do processo total. O diagrama deve mostrar os três elementos que constituem o trabalho padronizado: tempo takt atual (e o tempo de ciclo) para o trabalho, a sequência de trabalho e a quantidade de estoque padrão exigida para garantir a suavidade das operações. Os diagramas de trabalho padronizado são normalmente expostos nas estações de trabalho como uma ferramenta para a gestão visual e para kaizen. São continuamente revisados e atualizados sempre que as condições da estação de trabalho se alteram.
Diagrama de trabalho padronizado
Esses documentos de trabalho padronizado são normalmente utilizados em conjunto com duas outras ferramentas: folha de padrões de trabalho e folha de instruções de trabalho. A folha de padrões de trabalho resume uma variedade de documentos que definem como fabricar o produto de acordo com as especificações de engenharia. Normalmente, fornece os requisitos operacionais precisos que devem ser seguidos para garantir a qualidade do produto.

A folha de instruções de trabalho, também chamada de folha de detalhamento do trabalho ou folha dos elementos de trabalho, é usada para treinar os novos operadores. Lista as etapas do trabalho, detalhando quaisquer habilidades especiais exigidas para a realização do trabalho com segurança, qualidade e eficiência.
Folha de instruções de trabalho
Proposito do Trabalho Padronizado

Benefícios do Trabalho Padronizado

- Reduz variações no processo 
- Reduz oportunidades para erros 
- Descreve o melhor método no tempo atual
- Ilustra claramente o relacionamento entre o Tempo TAKT e o Tempo Ciclo.

“Aonde não está padronizado, não pode ser melhorado!”
                                                               Taiichi Ohno


Referências Bibliográficas

LIKER, J. K.; MEIER, D. O Modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997. 

WOMACK, J. P.; JONES K. T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas: elimine os desperdícios e crie riqueza. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário