“Olhando para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderarem os outros”.
A frase parece genérica, mas permite definir que um líder é aquele que toca a vida de seus colegas. Como capitão de uma equipe, você deve empoderar os profissionais para que eles próprios sugiram ideias e façam um ótimo trabalho.
A definição contraria o senso comum, que costuma defender que o líder usa sua autoridade apenas para dar ordens e guiar pessoas sem qualquer conhecimento agregado.
Mas como isso funciona na prática? Veja, a seguir, as qualidades de um líder que empodera os outros:
1. Conheça a fundo sua equipe
Um dos passos para se tornar um líder mais consciente, o que ajuda na interação com seus colegas, é conhecer sua equipe em um nível mais íntimo. Um negócio só é tão forte quanto suas pessoas. Entenda as motivações de cada membro e ajude no desenvolvimento pessoal e profissional.
Celebre as conquistas de cada colega e esteja lá em seus fracassos. Incentive-o a tomar riscos, porque só assim eles conseguem se aprimorar e avançar na carreira. Dê oportunidades para que esse desenvolvimento aconteça, como participação em conferências e cursos.
2. Comunique-se como um líder de verdade
Você não poderá se chamar de líder enquanto não se comunicar como um. Não estamos falando de articular pensamentos complexos, mas sim de usar frases para inspirar, motivar e incluir pessoas. A ideia é chegar a um objetivo comum, com uma conclusão de conversa que agrade a todos.
Esse tipo de comunicação só acontece quando você trata seus colegas com respeito, valorizando o potencial de cada um da sua equipe, no lugar de vê-los apenas como instrumentos para atingir um certo resultado. Pare de falar tanto: ouça suas histórias, faça perguntas e procure entender profundamente as visões de cada um.
3. Importe-se mais com os outros e menos com você mesmo
Em culturas de alta performance, não há espaço para “estrelas do rock”: líderes sem espírito de time, que procuram ganhos e glórias pessoas.
Para ser um bom líder, seu foco deve estar no impacto que cada funcionário traz para a companhia. É um “líder altruísta”, que empodera seus colegas para o trabalho em equipe e derruba paredes entre departamentos e indivíduos. Eliminar obstáculos para interação pessoal e profissional é fundamental para a construção de colaboração e, com isso, mais inovações e resultados inspiradores.
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