1-O que é um Fluxograma
Fluxograma é a representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos evidenciando a sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.
Ferramenta extremamente útil para registrar o fluxo de produção de um produto ou o fluxo de prestação de um serviço adotando uma “linguagem comum/linguagem universal” para fins de aprendizagem, comunicação/diálogo e busca de oportunidades de melhoria.
Fornece evidências concretas e objetivas de vulnerabilidades e fontes de deficiências do processo, viabilizando a realização de análises críticas e auditorias da saúde do processo em busca de alternativas de melhoria.
2-Como fazer um Fluxograma
Para que você aprenda de forma simples como fazer um fluxograma, elaborei algumas etapas você pode seguir durante a construção do seu mapeamento. Vamos a elas?
2.1-Definir o processo que será representado
Para começar, você precisa decidir qual processo ou família de produtos será mapeado. Geralmente se escolhe o processo mais problemático, o que tem mais volume, porque se você consegue medir e melhorar esse processo, a única coisa que precisamos fazer para os processos menores é replicar.
2.2-Definir o escopo do projeto
É preciso definir o início e fim do projeto, qual o nível de detalhamento requerido, se será micro ou macro, qual os detalhes necessários, para quem você precisa entregar e o que você precisa extrair desse processo.
2.3-Levantamento das atividades
Nessa etapa da construção do seu fluxograma você deve definir quais atividades estão ocorrendo durante o processo e organizá-las da maneira mais adequada possível. Ou seja, é necessário analisar de qual maneira cada atividade será trabalhada, sua importância, para então definir a sequência que tornará o processo mais ágil.
2.4-Desenhar os símbolos
O fluxograma é uma representação gráfica. Logo, utiliza-se símbolos que representam as etapas do processo e as decisões a serem tomadas.
3-Símbolos de um Fluxograma.
Existem inúmeros símbolos que podem ser utilizados para representar ações e decisões a serem tomadas durante seu processo.
4-Tipos de Fluxogramas
4.1-Macrofluxo
É o mais simples dos fluxogramas. Composto apenas por blocos, serve como um sequenciamento de processo, sem envolver pontos de decisão. É utilizado como instruções de trabalho (ITs) simples ou quando se deseja realizar uma representação mais macro de um processo.
4.2-Fluxograma Simples
Sequenciamento de processos com pontos de decisão.
4.2-Fluxograma Vertical
Também conhecido como Diagrama de Processo, o fluxograma vertical é constituído de símbolos e padrões estabelecidos em colunas verticais, que facilita seu preenchimento. Esse tipo de diagrama traz rapidez de preenchimento, clareza na interpretação e facilidade de leitura, por isso é tão utilizado nos estudos de processos produtivos.
5-Pontos Fundamentais na Preparação de um Fluxograma do Processo:
Quanto mais perguntas se faz, melhor o resultado da preparação do fluxograma do processo.
O que acontece primeiro?
De onde vem o material?
Como o material chega até o local de processamento?
Em que ponto são tomadas decisões?
Para onde vai o produto/serviço dessa operação?
Que controles são feitos durante a produção de um produto ou a prestação de um serviço?
6-Considerações
- Não se preocupe em representar o processo de uma forma correta. A forma correta é a representação que ajuda todos os envolvidos a entender o processo;
- Identifique e envolva na elaboração do fluxograma todas as pessoas envolvidas no processo, incluindo aqueles que trabalham diretamente nele como fornecedores, clientes e supervisores. Dessa forma o seu processo com certeza terá uma representação muito mais fiel;
- Não contrate para desenhar o seu processo um Expert na área ou um Consultor. Eles podem sim ajudar mas quem deve elaborar são as pessoas que fazem parte do processo;
7–Resultados esperados com a utilização de fluxogramas
O resultado após uma boa representação do processo é um maior entendimento das pessoas envolvidas com relação aos seguintes itens:
- Saber quais são os principais passos de uma sequência;
- Saber quem é responsável por uma atividade;
- Entender quais são os principais momentos de decisão;
- Entender quais são as entradas e saídas do processo;
- Saber quais recursos envolvidos no processo;
- Saber qual é o volume de trabalho;
- Identificar os atrasos e gargalos do processo;
- Identificar os pontos fortes e fracos do processo;
- Identificar desperdícios;
- Permitir uma visão ampla sobre o processo.
É importante ressaltar que quando um fluxograma é elaborado visando identificar melhorias de um processo, deve-se sempre ter a preocupação de pensar no processo exatamente como é e não como ele deveria ser. Somente com um cenário realista é possível identificar pontos de melhoria.
Ao visualizar todo o processo, a empresa poderá evitar complexidades desnecessárias, identificar gargalos ou duplicidade de procedimentos. Os fluxogramas simplificam e racionalizam o trabalho, facilitando a compreensão, otimização e melhorias na empresa.
8-Referências Bibliográficas
PAIM, R.et al. Gestão de Processos, pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário