domingo, 2 de setembro de 2018

GESTÃO VISUAL

Se a estratégia da empresa em determinado período for o crescimento de participação no mercado pela qualidade de seus produtos e serviços, o sistema de medição de desempenho e Gestão Visual deve enfocar a qualidade dos processos e das atividades internas que produzem os produtos e serviços, e não priorizar o volume de trabalho, os horários ou o absenteísmo.

1-Qual a Função da Gestão Visual

A Gestão Visual deve servir de bússola para nortear as ações da empresa no sentido do atingimento dos seus objetivos e sua meta global.

Gestão Visual é uma forma rápida de comunicação visual. Pode ser utilizado como um Método que possibilita a gestão da qualidade das atividades ou do processo e a tomada de decisão mais fácil de gerenciar. Ela tem como princípio uma comunicação acessível, fácil utilização, visualização e divulgação e disponibilidade em tempo integral. 

Gestão Visual é um mecanismo que possibilita transformar o posto de trabalho em uma fotografia representativa do momento real das atividades realizadas. Pode-se afirmar que essa fotografia representa uma explicação histórica do planejamento e execução dos objetivos aplicados ao Posto de Trabalho (Liker, 2005).

2-Objetivos da Gestão Visual

2.1-Oferecer aos operadores informações acessíveis, simples e rápidas para uma gestão efetiva das suas atividades diárias de produção. Possibilita uma maior responsabilidade sobre a gestão dos resultados do seu processo e uma maior autoridade sobre a sua função;

2.2-Visualizar e identificar rapidamente os problemas. Com isso, aplicar imediatamente as respectivas soluções;  

2.3-Aumentar o nível de informações das tarefas do dia-a-dia para a auto gestão da qualidade e produtividade e autonomia dos operadores;

2.4-Tornar mais efetiva a capacidade de controle e gestão dos Gerentes e Supervisores.

2.5-Disponibilizar as informações para um número maior de funcionários  envolvidos com a atividade;

2.6-Compartilhar as informações a partir do desdobramento dos objetivos estratégicos da empresa;

2.7-Aumentar o envolvimento e o comprometimento dos funcionários com o resultado do seu trabalho e o da empresa;

2.8-Melhorar o visual do ambiente de produção (chão-de-fábrica);
  
2.9-Facilitar o trabalho em equipe a partir da centralização de todas as informações comuns a equipe em um mesmo local (por exemplo: painel).

Objetivos da Gestão Visual
3-Padronização Visual

A gestão visual necessita ter a preocupação com a padronização da forma de divulgação das informações nas áreas de produção e no Posto de Trabalho. É preciso cuidar com o acesso fácil da equipe de trabalho e dos funcionários das áreas afins. 

A documentação técnica ou visual tem função importante em um programa de Gestão Visual. Além de necessitar estar em conformidades com as normas técnicas implementadas pela empresa, precisa estar alinhada com a função de disponibilizar informações transformando o posto de trabalho em uma área de conhecimento.

É importante enfatizar que a Gestão Visual serve principalmente para disponibilizar as informações objetivando melhorar a tomada de decisão no Posto de Trabalho. Logo, os padrões visuais de qualidade, tipos de indicadores, itens de controle, desenhos, etc. devem ser colocados em locais próximos aos olhos dos seus usuários. 

4-Pontos Importantes para um Sistema de Gestão Visual

4.1-Definir as metas e planejar como será a Gestão do Sistema;

4.2-Definir o programa de treinamento para as pessoas envolvidas e para os demais funcionários da empresa quanto a utilização (alimentação e gestão) do Sistema;

4.3-Estabelecer os Pontos de Controle. Os pontos de controle devem ser definidos para que todos os gerentes, supervisores e operadores, conheçam exatamente o que necessita ser alimentado e controlado no Sistema de Gestão Visual.

4.4-Identificar a situação problema e sua condição padrão de funcionamento;

4.5-Definir o procedimento de como atingir e manter o padrão operacional e o Sistema de Gestão Visual;

4.6-Fazer avaliação periódica dos padrões operacionais. Esta avaliação deve ser feita utilizando de maneira fiel e eficaz o ciclo de controle PDCA (Planejar, Fazer ”Do”, Checar e Agir).

5-Pontos Importantes que Dificultam um Sistema de Gestão Visual

5.1-Entendimento incorreto do que são os controles visuais;

5.2-Baixa consciência sobre a importância dos controles, tanto  em nível operacional quanto gerencial;

5.3--Habilidade de supervisão inadequada;

5.4-Instrumentos de controle visual inadequados;

5.5-Entendimento incorreto de como utilizar os Instrumentos de Controle Visual;

5.6-Nenhum mecanismo foi estabelecido para permitir uma adequada execução dos processos de fabricação;

5.7-Baixo interesse nos instrumentos de controle visual, pelas outras áreas da fábrica, e baixa integração dos setores;

5.8-Baixa integração dos membros da equipe de trabalho;

5.9-Controles Visuais desalinhados com os objetivos estratégicos (foco) da empresa.

6-Pontos de Controle

Os pontos de controle devem ser definidos para que todos, Gerentes, Supervisores, Técnicos e Operadores em geral, conheçam exatamente o que necessita ser controlado na implantação de um Sistema de Gerenciamento Visual. 
- Controle de Processo e Entrega;
- Controle da Qualidade;
- Controle da Eficiência Produtiva;
- Controle de Materiais;
- Máquinas, Equipamentos, Dispositivos e Ferramentas;
- Controle de Melhoria.

7-Ferramentas de Controle

As Ferramentas de Controle tem como objetivo identificar problemas ou perdas nas diferentes áreas de produção ou orientar os funcionários de produção na execução dos padrões das sua atividades de rotina do dia-a-dia.

Existem diferentes tipos de ferramentas de controle visual padronizadas. 

Entretanto, cada empresa, setor ou atividade utiliza ou customiza as ferramentas de controle de acordo com suas necessidades e objetivo do controle.

8-Tipos de Ferramentas de Controle

8.1-Tarjas vermelhas. Identificam os itens que não serão necessários para a produção diária. Isto é ponto de partida para 5S e kaizen;

8.2-Painel de produção. Mostra o que está sendo produzido. Sinaliza a todos como anda a produção;

Painel de Produção
8.3-Faixas brancas e vermelhas. É usada para delimitar o nível máximo de volume de estocagem, áreas de máquinas e equipamentos, ou material em processo devem ser limitadas por faixas brancas. Também delimitam as passagens (vias) para transporte de produtos. Estas faixas são uma verdadeira “sinalização de estrada” para a produção;

8.4-Lâmpadas de sinalização andon. É um sistema  para informar os supervisores, ou pessoal de manutenção, sobre qualquer anormalidade que ocorra no processo produtivo; 
Sinalizador Visual de Problemas no Processo (Andon)
8.5-Kanban. É uma ferramenta efetiva para controlar partes e material em processo e prevenir produção em excesso;

8-6-Quadro de controle da produção. Este quadro mostra o status da produção na linha. Ele informa a produção atual, a taxa e condição de operação, causas de parada de produção, etc.;
Quadro de Controle de Produção
8-7-Folha padrão de operação. É um procedimento que mostra como homem, máquina e material podem ser efetivamente combinados de modo padronizado para produzir os melhores resultados. Deve ser mostrado em todos os locais ou linhas de produção;
Folha Padrão de Operação
8.8-Mostruário de produtos defeituosos. Mostra, como exemplo, produtos defeituosos para evitar recorrência de defeitos.
Mostruário de Produtos Defeituosos (Ponto de Honra)
 9-Tabela de Habilidades do Funcionário

Esta ferramenta é usada para indicar o nível de habilidade individual do operador para cada operação da linha ou dentro do processo.

Tabela de Habilidades do Funcionário
O propósito desta ferramenta é o desenvolvimento de recursos humanos multifuncionais através do desenvolvimento das habilidades individuais e a expansão de níveis técnicos. Pode ser usado em programas de treinamento para aquisição ou aumento de habilidades.
Tabela de Habilidades do Funionário
10-Outros Exemplos de Gestão Visual

10.1-Tabela da Taxa de Produtividade de Equipamento


10.2-Registro de Pequenas Paradas


10.3-Registro de Troca de Ferramenta (Set Up)



10.4-Lista de Equipamentos de Manutenção Crítica (TPM)


10.5-Painel de Manutenção Periódica (Planejada)

10.6-Painel de Sugestões de Melhorias


10.7-Painel de Produtividade



10.8-Praça de Indicadores e Reunião

11-Referências Bibliográficas

FERRO J. R. (2014). Torne a gestão visual: porque uma imagem vale mais do que mil palavras. Recuperado em 01 setembro, 2015, de http://epocanegocios.globo.com/Informacao/

GOMES, J. S.; SALAS, J. M. A. Controle de Gestão: Uma abordagem contextual e organizacional. 3ª Edição. Editora Atlas. São Paulo, 2001.

LIKER, J. K. (2005). O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman.

MARTINS, F. E. (2006). Diretrizes para o desenvolvimento de dispositivos visuais em linhas de produção enxuta no setor automotivo. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

ROSA, M. V. da (2012). Gestão Visual - Um olhar diferente para as organizações! Recuperado em 05 setembro, 2015, de http://www.portaleducacao.com.br/administracao/



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