segunda-feira, 23 de julho de 2018

LEAD TIME

Numa linha de produção, tempo é dinheiro! Qualquer redução nesse Lead Time resulta diretamente em redução dos custos, o que por sua vez acarreta no aumento dos lucros. O Lead Time é um dos principais conceitos e métricas do Lean Manufacturing, oriundo do Sistema Toyota de Produção, sendo o ponto principal no qual se apoia essa metodologia.

O que é Lead Time?

Por definição, Lead Time é o tempo necessário para um produto ou serviço percorrer todas as etapas do processo ou fluxo de valor, do início até o fim. De forma geral, o Lead Time é o tempo transcorrido desde de que o cliente faz a solicitação de um produto ou serviço, até o recebimento do produto pelo cliente ou a finalização da prestação do serviço.

O termo Lead Time vem da junção de Lead (conduzir) e Time (tempo), ou seja, é o tempo que se leva para conduzir todo o processo através do ciclo de produção. Daí vem a definição básica como sendo o “tempo de espera” do ciclo.

Como calcular o Lead Time?

Agora você já sabe o que é Lead Time, pode estar se perguntando: como calculo isso? Para realizar esse cálculo, você deve seguir as seguintes etapas:

1. Listar as matérias-primas (itens) que são necessárias para a produção do produto;
2. Listar o tempo de entrega de cada item;
3. Identificar o item com maior prazo de entrega;
4. Estabelecer o número de dias/horas que são necessários para a produção e entrega do produto, considerando também o tempo gasto nas tarefas administrativas;
5. O Lead Time será a soma do tempo de aquisição da matéria-prima com o tempo de produção e entrega do produto.

O Método do Caminho Crítico

O Método do Caminho Crítico se baseia na identificação da sequência de atividades (críticas) desde o recebimento da ordem de serviço até a entrega do produto ao cliente, na qual se houver atraso, o cumprimento do prazo de entrega será comprometido, ou seja, o Lead Time será a soma do tempo das atividades no caminho crítico.

Para facilitar a sua compreensão, vou demonstrar o cálculo do Lead Time através de um exemplo:

A empresa Voitto Bikes, fabrica bicicletas esportivas. O Gerente de Produção deseja calcular o Lead Time de produção das bicicletas a partir do momento em que um pedido foi realizado. O sequenciamento das atividades de produção é conhecido, assim como o tempo de aquisição dos materiais e de produção gasto em cada atividade.


Agora, basta identificar o caminho crítico e fazer o cálculo do Lead Time:
Logo, pode-se concluir que o Lead Time nesse exemplo é de 12 dias.

Por que calcular o Lead Time?

Essa é uma pergunta que alguns podem fazer e que deve ser respondida com toda a clareza possível! Então vamos aos fatos.

A partir do cálculo do Lead Time, é possível ter uma visão sistêmica do tempo total gasto em todo o fluxo de valor. Desta forma, podem ser realizadas análises como:
- Determinação do prazo de atendimento à demanda;
- Produtividade;
- Verificação de gargalos;
- Otimização dos processos.

Referências Bibliográficas

GHINATO, Paulo. Elementos Fundamentais do Sistema Toyota de Produção. In: ALMEIDA, A.T. de; SOUZA, F.M.C. (Org.). Produção e Competitividade: Aplicações e Inovações. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000. Cap.2.

KARMARKAR, Uday S. Manufacturing Lead Times, Order Release and Capacity Loading. In: GRAVES, S. C. et al, (Eds.). Handbooks in Operations Research and Management Science, v. 4: Logistics of production and inventory. Amsterdam: North-Holland, 1993. Cap.6.

POLLICK, Michael. What is Lead Time?. Wise Geek. Disponível em <http://w.wisegeek.com/what-is-lead-time.htm>. Acesso em 31/08/2010.

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