terça-feira, 24 de julho de 2018

JUST IN TIME

Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".

O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.

Histórico

- Foi uma ideia inicial de Henry Ford, publicada em seu livro My Life and Work (1922). - Primeiramente adotada pela Ford, e posteriormente pela Toyota como parte do Toyotismo (Toyota Production System). - Nos anos 50 passou à ser aprimorado pelo então engenheiro chefe da Toyota, Taiichi Ohno.

Taiichi Ohno
Como Surgiu

- Henry idealizou que não compensava comprar materiais excedentes, e sim apenas o necessário para a produção imediata, levando-se em consideração o tempo de transporte.
- Assim foi também implementado o sistema “Dock to factory floor”, ou seja, o material ia direto para as linhas de montagem.
- No Japão , as empresas não podiam pagar por grandes terrenos para seus galpões, sendo isso considerado uma desvantagem até os anos 50 por diminuir o “economic lot size”, ou seja o numero de peças idênticas que deveriam ser produzidas pelo valor da reestruturação das maquinas para a produção do novo produto.
- Taiichi Ohno a partir dos anos 50, passou a aprimorar o processo implementado por Ford, reduzindo o “retooling” e o “economic lot size”.
- O sistema passou a ser implementado nos anos 70 no Japão e 80 nos E.U.A.

Conceito

Existem três idéias básicas sobre as quais se desenvolve o sistema Just In Time:
- A primeira é a integração e otimização de todo o processo de manufatura. Tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado.
- A segunda ideia é a melhoria contínua (Kaizen). Isto significa uma mentalidade de trabalho em grupo, de visão compartilhada, de revalorização do homem, em todos os níveis, dentro da empresa. Esta mentalidade permite o desenvolvimento das potencialidades humanas, conseguindo o comprometimento de todos pela descentralização do poder.
- A terceira ideia básica é entender e responder às necessidades dos clientes. Isto significa a responsabilidade de atender o cliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega e custo. Clientes e fornecedores formam, então, uma extensão do processo de manufatura da empresa.


Vantagens

- Menor “Lead Time” na concepção de novos produtos; - Menos “Lead Time” na manufatura; - Melhor atendimento ao cliente; - Menor perda (maior valor agregado ao produto); - Maior retorno de investimento; - Reduzir estoques em processo, produtos acabados e eventualmente matérias-primas; - Reduzir custos de fabricação; - Gerar espaços de Fábrica; - Produzir por métodos que permitam o envolvimento das pessoas (moral, satisfação, desenvolvimento, autocontrole) - Reduzir o custo e o tempo de transporte dos produtos entre o fornecedor e a empresa solicitante.

Desvantagem

A maior desvantagem deste sistema é a que decorre de incertezas na envolvente da empresa. Se algo não funcionar bem, e o exemplo de uma greve nos transportes é a mais evidente, tudo pode ficar parado. Por isso, algumas empresas, além de um sistema de Just-in-time, mantêm também o "just in case", algum estoque de segurança que permitirá evitar perdas no caso de problemas com a envolvente, nomeadamente os fornecedores.



Referências Bibliográficas

DAVIS M.Mark; AQUILANO J. Nicholas. Et al. Fundamentos da administração da produção 3° ed., Porto
Alegre, 2001.

CHIARADIA, A. Utilização do indicador de eficiência global dos equipamentos na gestão de melhoria contínua dos equipamentos. Rio Grande do Sul, RS, 2004.

SANTOS, A.C.; SANTOS, M.J. Utilização do indicador de Eficácia global de Equipamentos. São Paulo, 2007.

SATOLO, E.G. ; Calarge, F.A. ; Salles, J.A. Tendências e discussões sobre o Sistema Lean Production. Ceará, 2006.

DIAS, M.A.P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4. ed. – 16. São Paulo: Atlas, 2007.

LIKER, J.K. ; MEIER, D. O modelo Toyota – Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.

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