É necessário que as organizações busquem aprimorar e aperfeiçoar seus métodos e processos de trabalho para que possam oferecer o melhor produto ao cliente, com melhor qualidade, menor custo e maior valor agregado.
A metodologia é a PDCA que é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes. O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
A metodologia é a PDCA que é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes. O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
P: “Plan”, ou planejar.
D: “Do”, fazer ou executar.
C: “Check”, checar, analisar ou verificar.
1. Etapas da Solução de Problemas
1.1.Identificação do Problema (PLAN)
Identificar o problema de forma clara e criteriosa
1.2.Observação (PLAN)
Averiguar as condições em que o problema ocorre e suas características
1.3.Análise (PLAN)
Etapa em que serão determinadas as principais causas do problema. Etapa mais importante.
1.4.Plano de Ação (PLAN)
Montar um plano de ações.
1.5.Ação (DO)
O desenvolvimento das tarefas e atividades previstas no plano.
1.6.Verificação (CHECK)
É nesta etapa que se verifica se as expectativas foram satisfeitas. O monitoramento e meditação da efetividade da solução implantada são essenciais.
1.7.Padronização (ACT)
As novas ações são intituladas como novas métodos de trabalho.
1.8.Conclusão (ACT)
É feito um balanço dos processos executados e do aprendizado.
Mas lembre-se não adianta ter Ferramentas Lean e não ter "Cultura e Gestão Lean" e um "Bom Clima Organizacional"!
"Trate sempre os seus FUNCIONÁRIOS exatamente como quer que eles tratem os seus CLIENTES e sua EMPRESA."
2. Referências Bibliográficas
DEMING, William Edwards. Saia da crise. São Paulo: Futura, 2003.
JURAN, Joseph M.; GRYNA, Frank M.. Juran’s quality control handbook. USA: McGrawHill, 1988.
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