quinta-feira, 21 de junho de 2018

MASP / PDCA


MASP / PDCA: O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é uma atividade voltada para a melhoria contínua dos processos, onde é realizada a análise e solução dos problemas e não conformidades. 

É necessário que as organizações busquem aprimorar e aperfeiçoar seus métodos e processos de trabalho para que possam oferecer o melhor produto ao cliente, com melhor qualidade, menor custo e maior valor agregado.

A metodologia é a PDCA que é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes. O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:

P: “Plan”, ou planejar.

D: “Do”, fazer ou executar.

C: “Check”, checar, analisar ou verificar.

A: “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas. 



1. Etapas da Solução de Problemas

1.1.Identificação do Problema (PLAN)
Identificar o problema de forma clara e criteriosa

1.2.Observação (PLAN)
Averiguar as condições em que o problema ocorre e suas características

1.3.Análise (PLAN)
Etapa em que serão determinadas as principais causas do problema. Etapa mais importante.

1.4.Plano de Ação (PLAN)
Montar um plano de ações.

1.5.Ação (DO)
O desenvolvimento das tarefas e atividades previstas no plano.

1.6.Verificação (CHECK)
É nesta etapa que se verifica se as expectativas foram satisfeitas. O monitoramento e meditação da efetividade da solução implantada são essenciais.

1.7.Padronização (ACT)
As novas ações são intituladas como novas métodos de trabalho.

1.8.Conclusão (ACT)
É feito um balanço dos processos executados e do aprendizado.

Mas lembre-se não adianta ter Ferramentas Lean e não ter "Cultura e Gestão Lean" e um "Bom Clima Organizacional"!

"Trate sempre os seus FUNCIONÁRIOS exatamente como quer que eles tratem  os seus CLIENTES e sua EMPRESA."



2. Referências Bibliográficas

DEMING, William Edwards. Saia da crise. São Paulo: Futura, 2003.

JURAN, Joseph M.; GRYNA, Frank M.. Juran’s quality control handbook. USA: McGrawHill, 1988. 

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