É um método que
pretende trazer para a empresa o sucesso por meio de fatores como:
·
Redução
dos Custos;
·
Aumento
da Produtividade;
·
Crescimento
de Market Share;
·
Maior
retenção de clientes;
·
Redução
de tempos dos ciclos;
·
Redução
de falhas;
·
Mudança
cultural da empresa;
·
Desenvolvimento
dos Produtos;
O Seis Sigma é uma metodologia
que ajuda as empresas a utilizar a análise de dados para tomar melhores decisões.
Com a concorrência cada vez maior a análise de dados tem sido um importante fator
para o sucesso da organização. Por isso, se uma organização não utiliza dados e
gráficos para orientação estratégica, ela será menos competitiva que seus
concorrentes.
Com o avanço da
tecnologia, cada vez mais é possível mensurar os fatores ligados a determinadas
situações. Contudo, não basta só ter dados, é preciso analisá-los para se
chegar a conclusões.
Assim, a
metodologia Seis Sigma se utiliza da ESTATÍSTICA para explicar alguns fenômenos,
por exemplo, por meio da relação causa e efeito.
Nesse trajeto rumo
ao nível Seis Sigma, a empresa deve descobrir as causas que faz em com que ela
tenha muita variabilidade nas entregas. Nesse sentido, os projetos de melhoria
servem para identificar defeitos e propor soluções. É importante ressaltar que
a metodologia possui um viés prático. Logo, as sugestões de melhoria precisam
ser testadas, submetidas à análise quantitativa, para só depois ser em
incorporadas aos processos de rotina.
Além de promover a
qualidade, a produtividade e a satisfação dos clientes, o Seis Sigma também reduz
os custos operacionais. Como consequência, a lucratividade do negócio é
favorecida. Afinal, os gastos com a “não qualidade” podem pesar bastante nas
finanças empresariais. Isso porque as falhas e a falta de eficiência como um todo
geram perdas de recursos.
De onde vem o
sucesso dessa metodologia? Por que ela se destaca? O grande resultado é redução
de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não
é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em
entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos.
Se o resultado de
um produto ou serviço varia muito, isso não é bem visto pelo cliente. Além
disso, existem custos de desperdícios e retrabalhos para as empresas. Quem
nunca ouviu algum comentário sobre a fórmula “secreta” de uma conhecida marca
de refrigerante ou do sabor praticamente único do sanduíche de uma rede de fast
food em várias partes do mundo?
Para ajudar os
times de melhoria a organizar um projeto Seis Sigma, existe uma ferramenta de
cinco etapas, conhecida como roteiro DMAIC. O objetivo é facilitar e organizar
a utilização das técnicas durante o projeto, servindo como um guia para o time.
Com o roteiro, a equipe tem um método de trabalho seguro e eficiente para
balizar as atividades.
Assim como é útil
utilizar um GPS quando estamos em uma cidade que não conhecemos muito bem, é
importante utilizarmos o roteiro DMAIC para estruturarmos nosso projeto Seis
Sigma. Afinal, seguindo um método temos uma maior chance de sucesso.
Define: O
escopo do projeto é definido. Nesse momento é importante estabelecer o objetivo,
os indicadores, as restrições, os integrantes do projeto, o patrocinador e o processo
foco.
Measure: Os dados iniciais são levantados e servem como base de comparação do
estado atual. Uma análise descritiva do indicador é feita com histogramas, boxplots,
gráficos de barras, Pareto ou outra ferramentas que for adequada. O objetivo é
avaliar a magnitude do problema e a estabilidade do processo, utilizando-se os gráficos
de controle.
Analyse: As causas raízes são
identificadas. Aqui trabalhamos como um médico que quer diagnosticar o problema
para poder prescrever um tratamento. As principais ferramentas são: Correlação,
DOE (planejamento de experimentos); regressão linear (estudo de relações entre
variáveis) e ferramentas ligadas ao Lean (melhoria de fluxos e redução de
desperdícios).
Improve: Mudanças são
desenvolvidas e testadas com base nas causas raízes levantadas no passo anterior.
O foco nesse momento é validar as teorias levantadas no Analyse por meio de testes
em pequena escala utilizando o ciclo PDSA.
Control: As mudanças são
implementadas e as ações para o controle dos ganhos são elaboradas. Muitas
vezes esse é um passo negligenciado, por sua própria natureza mais documental, e
com isso muitas oportunidades acabam sendo desperdiçadas.
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