sábado, 26 de maio de 2018

SEIS SIGMA


É um método que pretende trazer para a empresa o sucesso por meio de fatores como:

·         Redução dos Custos;
·         Aumento da Produtividade;
·         Crescimento de Market Share;
·         Maior retenção de clientes;
·         Redução de tempos dos ciclos;
·         Redução de falhas;
·         Mudança cultural da empresa;
·         Desenvolvimento dos Produtos;


O Seis Sigma é uma metodologia que ajuda as empresas a utilizar a análise de dados para tomar melhores decisões. Com a concorrência cada vez maior a análise de dados tem sido um importante fator para o sucesso da organização. Por isso, se uma organização não utiliza dados e gráficos para orientação estratégica, ela será menos competitiva que seus concorrentes.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é possível mensurar os fatores ligados a determinadas situações. Contudo, não basta só ter dados, é preciso analisá-los para se chegar a conclusões.

Assim, a metodologia Seis Sigma se utiliza da ESTATÍSTICA para explicar alguns fenômenos, por exemplo, por meio da relação causa e efeito.
Nesse trajeto rumo ao nível Seis Sigma, a empresa deve descobrir as causas que faz em com que ela tenha muita variabilidade nas entregas. Nesse sentido, os projetos de melhoria servem para identificar defeitos e propor soluções. É importante ressaltar que a metodologia possui um viés prático. Logo, as sugestões de melhoria precisam ser testadas, submetidas à análise quantitativa, para só depois ser em incorporadas aos processos de rotina.
Além de promover a qualidade, a produtividade e a satisfação dos clientes, o Seis Sigma também reduz os custos operacionais. Como consequência, a lucratividade do negócio é favorecida. Afinal, os gastos com a “não qualidade” podem pesar bastante nas finanças empresariais. Isso porque as falhas e a falta de eficiência como um todo geram perdas de recursos.



De onde vem o sucesso dessa metodologia? Por que ela se destaca? O grande resultado é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos.

Se o resultado de um produto ou serviço varia muito, isso não é bem visto pelo cliente. Além disso, existem custos de desperdícios e retrabalhos para as empresas. Quem nunca ouviu algum comentário sobre a fórmula “secreta” de uma conhecida marca de refrigerante ou do sabor praticamente único do sanduíche de uma rede de fast food em várias partes do mundo?

Para ajudar os times de melhoria a organizar um projeto Seis Sigma, existe uma ferramenta de cinco etapas, conhecida como roteiro DMAIC. O objetivo é facilitar e organizar a utilização das técnicas durante o projeto, servindo como um guia para o time. Com o roteiro, a equipe tem um método de trabalho seguro e eficiente para balizar as atividades.

Assim como é útil utilizar um GPS quando estamos em uma cidade que não conhecemos muito bem, é importante utilizarmos o roteiro DMAIC para estruturarmos nosso projeto Seis Sigma. Afinal, seguindo um método temos uma maior chance de sucesso.


Define: O escopo do projeto é definido. Nesse momento é importante estabelecer o objetivo, os indicadores, as restrições, os integrantes do projeto, o patrocinador e o processo foco.

Measure: Os dados iniciais são levantados e servem como base de comparação do estado atual. Uma análise descritiva do indicador é feita com histogramas, boxplots, gráficos de barras, Pareto ou outra ferramentas que for adequada. O objetivo é avaliar a magnitude do problema e a estabilidade do processo, utilizando-se os gráficos de controle.

Analyse: As causas raízes são identificadas. Aqui trabalhamos como um médico que quer diagnosticar o problema para poder prescrever um tratamento. As principais ferramentas são: Correlação, DOE (planejamento de experimentos); regressão linear (estudo de relações entre variáveis) e ferramentas ligadas ao Lean (melhoria de fluxos e redução de desperdícios).

Improve: Mudanças são desenvolvidas e testadas com base nas causas raízes levantadas no passo anterior. O foco nesse momento é validar as teorias levantadas no Analyse por meio de testes em pequena escala utilizando o ciclo PDSA.

Control: As mudanças são implementadas e as ações para o controle dos ganhos são elaboradas. Muitas vezes esse é um passo negligenciado, por sua própria natureza mais documental, e com isso muitas oportunidades acabam sendo desperdiçadas.






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