domingo, 27 de maio de 2018

ENGENHARIA E ANÁLISE DE VALOR

1 - O que é Análise do Valor ?

Com a Engenharia e Análise do Valor, cada recurso indicado para a produção de bens e serviços, deverá receber um estudo mais criterioso, para a garantia das metas planejadas. 

É um método utilizado para identificar e remover custos desnecessários, na elaboração de projetos, manufatura de produtos, na execução de um serviço ou sistema.

2 - Enfoque

2.1 - Análise das Funções;
2.2 - Processo Sistematizado;
2.3 - Trabalho em Equipe;
2.4 - Criatividade.

3 - Resultados

3.1 - Aumento do Valor Agregado;
3.2 - Melhoria da Qualidade;
3.3 - Adequação ao uso;
3.4 - Simplificação de Projetos e Processos;
3.5 - Padronização;
3.6 - Redução de Custos;
3.7 - Sinergia de grupo;
3.8 - Satisfação do Cliente.

4 - Histórico

- Início: Segunda Guerra Mundial;
- Pesquisa de novos materiais de custo mais baixo e de grande disponibilidade, que pudessem substituir outros mais raros e de custo mais elevado, durante os anos de conflito;
- A principal finalidade das alterações era a de contornar o problema de escassez durante a guerra e, no entanto, encontrou-se um potente instrumento de redução de custos;
- 1959: Criação da Sociedade Americana de Engenharia do Valor (SAVE).
- 1965: Cerca de 6.000 engenheiros em 1.000 empresas atuavam em AV/EV.
- 1970: Congresso dos EUA recomenda uso de AV/EV nos projetos de estradas.

5 - Difusão - Introdução no Brasil

- 1964: Singer do Brasil promove seminário com consultor americano.
- 1965: General Electric.
- 1971: Mercedes-Benz.
- 1975: Volkswagen do Brasil.
- 1977: Philips.
- 1984: Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor (ABEAV).
http://www.abeav.com.br/.


6 - Primeiras Aplicações: Produto Simples

Sequencia de Aplicação:

- qual é o item?
- o que desempenha o item?
- quanto custa o item?
- de que outra maneira pode ser desempenhada a função?
- a que custo?

7- O que está mudando no contexto empresarial


7.1 - Qualidade
Não é mais Objetivo ou Meta - É PREMISSA!

7.2 - Margens
- Compressão das Margens (Evolução);
- Preço = Custo + Lucro;
- Lucro = Preço - Custo;
- Custo = Preço - Lucro (Situação Brasileira).

7.3 - Ciclo de Vida

- Redução Acentuada do Ciclo de Vida dos Produtos.

7.4 - Explosão Tecnológica
“Com o avanço dos sistemas e da chamada internet das coisas, o controle da produção poderá ser feito remotamente”.

7.5 - Relações de Poder
- de Imposição para Negociação (entre cadeias).
- de Individualismo para “Parceria” (nas cadeias produtivas).

- O Japão sempre foi o maior utilizador da AV.
- AV busca superar as expectativas do consumidor a um preço que o mesmo deseja pagar pelo produto.
- As empresas devem adequar-se a esta nova realidade competitiva:
       - Satisfazer o consumidor;
       - O consumidor é quem determina o preço;




8- Compreendendo a Abordagem da Análise do Valor

O desempenho de um produto pode ser definido como o conjunto específico de habilidades funcionais e propriedades que o fazem adequável (e vendável) para uma finalidade específica.

É objetivo básico determinar-se onde termina o desempenho satisfatório e onde começa o excesso de desempenho, pois a partir desse ponto o seu valor real será diminuído.

AV = Análise de Valor - É um conjunto sistematizado de esforços e métodos destinados a reduzir o Custo Total de um produto, Processo ou Serviço, mantendo ou melhorando sua qualidade.

EV = Engenharia de Valor - Refere-se  a produtos, processos ou serviços novos ainda na fase de projeto.

9 - Quais os Tipos de Valor ? 

Metodologia do Valor - quatro tipos de valores econômicos:


9.1 - Valor de Custo: Total de recursos medido em dinheiro, necessário para produzir/obter um item.
9.2 - Valor de Uso: medida monetária das propriedades ou qualidades que possibilitam o desempenho de uso, trabalho ou serviço.
9.3 - Valor de Estima: medida monetária das propriedades, características ou atratividades de um item que tornam desejável sua posse.
9.4 - Valor de Troca: medida monetária das propriedades ou qualidades de um item que possibilitam sua troca por outra coisa.

10 - A Qualidade de Produtos e Serviços Hoje

10.1 - Dimensões da Qualidade (Garvin);
10.2 - Performance (desempenho na função);
10.3 - Confiabilidade (durante a vida útil);
10.4 - Conformidade (com os requisitos do cliente);
10.5 - Duabilidade (acima da esperada);
10.6 - Assistência Técnica (serviços);
10.7 - Estética (aspecto visual e físico);
10.8 - Qualidade Percebida (nome e status).

11 - Modelo de Análise do Valor Fornecido ao Consumidor

12 - Tipos de Fatores Competitivos, Critérios:

- Ganhadores de Pedidos - são os que direta e significativamente contribuem para a realização de um negócio, para conseguir um pedido. São considerados pelos consumidores como razões-chaves para comprar o produto ou serviço.


Qualificadores - podem não ser os principais determinantes do sucesso competitivo, mas são importantes de outra forma. São aqueles aspectos da competitividade nos quais o desempenho da produção deve estar acima de um nível determinado, para ser sequer considerado pelo cliente.

Menos Importantes - que não são nem qualificadores nem ganhadores de pedido. Não influenciam os clientes de forma significativa. Devem ser mencionados somente porque podem ser importantes em outras partes das atividades da produção.



13 - Fatores Competitivos Associados A Produtos



Diferentes Fatores Competitivos Implicam Diferentes Objetivos De Desempenho.

14 - Palavras Chaves Importantes


Consistência=Conformidade com experiência anterior; ausência de variabilidade no resultado ou processo.


Competência=Habilidade e conhecimento para executar o serviço. Relaciona-se com as necessidades “técnicas” dos consumidores.

Velocidade de atendimento=Prontidão da empresa e seus funcionários em prestar o serviço. Relaciona-se com o tempo de espera (real ou percebido).

Atendimento/atmosfera=Atenção personalizada ao cliente; boa comunicação; cortesia; ambiente.

Flexibilidade=Ser capaz de mudar e adaptar a operação, devido a mudanças nas necessidades dos clientes, no processo ou no suprimento de recursos.

Credibilidade/Segurança=Habilidade de transmitir confiança.

Acesso=Facilidade de contato e acesso; localização conveniente; horas de operação.

Custo=Fornecer serviço de baixo custo.

15 - Conceitos Básicos

15.1 -  O que é Função ?

É a finalidade ou motivo da existência de um item ou parte de um item.

“Função é toda e qualquer atividade que um produto desempenha.”

“As Funções dos Produtos e serviços, são os componentes, itens ou atividades que garantem ou conferem as características responsáveis pelos fatores competitivos (vendabilidade).”

15.2 - Quais os Tipos de Função ?

Uso - Está diretamente relacionada com o valor de uso do produto.

Estima - Está diretamente relacionada com o valor de prestígio do produto. São atividades que auxiliam as vendas do produto, dotando-o de Beleza, Status, Moda.

15.3 - Quais os Tipos de Função ?

Principal - Determina a finalidade pela qual existe o produto.

Secundária - Existe para garantir a função principal ou adicionar valor ao objeto.

Necessária - o usuário faz questão de tê-la; está disposto a pagar por ela.

Desnecessária - o usuário não dá valor ou não faz uso; o fabricante não precisa dela.

16 - Descrição das Funções

Regra 1 - Toda Função deve ser descrita através de Verbo + Substantivo.

Regra 2 - Funções de Uso e Estima usam diferentes tipos de Verbos e Substantivos. 


Regra 3 - Todas as Funções devem ser classificadas no mínimo em dois níveis: Principal e Secundária.

Exemplo: Corpo da Caneta




P/S: Principal/Secundária
U/E: Uso/Estima

N/D: Necessária/Desnecessária

17 - Alternativas Tradicionais De Redução De Custos




Exemplo - Custo Tradicionais dos Produtos
Exemplo 1: Cinzeiro de Mesa
Matéria - Prima...................$ 10
Mão-de-Obra......................$ 30
Custos Indiretos.................$ 20

Exemplo 2: Parafuso Fosfatizado
Matéria - Prima...................$ 10
Mão - de - Obra..................$   5
Custos Indiretos.................$ 20

Fosfatização.......................$ 30


Exemplo 3: Principais Componentes de uma Máquina de Lavar Roupa Automática
- Conjunto do painel de instrumentos e recipiente de sabão;
- Tubulação e válvulas;
- Fiação elétrica;
- Programador (controlador);
- Carcaça e tampa;
- Tambor interno;
- Conjunto da porta;
- Bomba;
- Chassis;
- Amortecedor;
- Motor;
- Aquecedor;
- Roda motriz;
- Tambor externo.

Decomposição Funcional de uma Máquina de Lavar Roupa

18 - Estruturando a implantação da metodologia

- Fase de Preparação;
- Fase de Informação;
- Fase de Análise;
- Fase de Criatividade;
- Fase de Julgamento;
- Fase de Planejamento.



18.1 - Fase de Preparação

18.1.1 - Escolher o objeto de análise
- Custo por Função;
- Probabilidades de Sucesso;
- Importância dos Resultados Buscados;
- Questões Levantadas na Revisão de Projetos;
- Custo de Material;
- Vida do Produto;
- Reclamações dos Consumidores.
- Componentes de Alto Custo.

18.1.2 - Definir o objeto buscado
- Analisar Custo x Função;
- Analisar Problemas de Aquisição de Matérias-Primas;
- Estimativa de Redução de Custos;
- Analisar Tempo Gasto no Projeto de Produtos e seus Custos;
- Avaliação de Produtos com Acabamento Específico;

- Analisar Capacidade Limitada de Produção (e custos associados).

18.1.3 - Compor o grupo de trabalho
Círculo de Custo
- Padrinho = Gerentes Funcionais.
- Coordenador = “Condutor dos trabalhos”.
- Membros dos Círculos = Pontos Focais – Produtos/Funções.

- Participação dos gestores mostrando resultados dos círculos / apresentação de objetivos;
- Visita a outras companhias;
- Divulgação dos círculos fora da fábrica - matriz, clientes e fornecedores;
- Incentivo à utilização desta metodologia em fornecedores críticos da área de custo.
- Treinamento em AV / EV.


18.1.4 - Planejar as atividades
Metodologia de Trabalho
- Análise das ideias através da metodologia de AV / EV.
- Utilização da estrutura da fábrica para solução e implementação de projetos ideias através dos pontos focais das funções.
- Divulgação de resultados e reconhecimento.
- Incentivo à participação nos programas existentes na companhia:
 - Programa de Sugestões,
 - Análise de Custos,
 - Círculos de Controle de Qualidade,
 - 5 S’s,
 - Outros. 

18.2 - Fase de Informação de Valor

18.2.1 - Obter as Informações
Valor significa o menor custo para se obter uma função; com base nisto, pode-se questionar o produto frente aos seguintes quesitos:
A. O componente contribui para o uso da peça?
B. Pode ser eliminada a função ou o componente?
C. O custo é proporcional à sua aplicação?

D. O componente pode ser simplificado?
E. Existe um material mais barato?
F. Existe um componente padronizado?
G. A peça é fabricada com métodos apropriados?
H. É rentável o processo de fabricação?
I. Existe alguém fabricando a peça de forma mais econômica?
J. Se o dinheiro fosse seu, você o gastaria dessa forma?

18.3 - Fase de Análise

18.3.1 - Avaliar as funções dos produtos/serviços por comparação

A comparação entre as funções é realizada por meio de uma tabela que proporciona uma ponderação adequada entre elas, estabelecendo uma ordem de importância.

Método de Mudge

Análise de Valor (AV) - Exemplo = Cadeira de Praia









18.3.2 - Examinar as funções (custo x importância relativa);


18.4 - Fase de Criatividade

- Obter ideias de melhorias para o produto/serviço;

- Selecionar e agrupar ideias obtidas;

- Criatividade: É a habilidade que as pessoas possuem em adquirir novas e úteis idéias a respeito de certos objetos



18.5 - Fase de Julgamento


- Formular e Desenvolver Alternativas;

- Viabilizar Tecnicamente;

- Viabilizar Economicamente;


- Decidir a mais adequada.

19 - Conclusão


A Análise de Valor, define e mensura as funções, determina as alternativas, avalia o custo das alternativas.

Aplicação a Análise de Valor na empresa, implica certas características do ambiente interno:
- Disposição para análise crítica,
- Trabalho coletivo;
- Ambiente criativo;
- Disponibilidade de dados e informações estratégicas;
- Conhecimento do produto/serviço e do mercado.

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