Será que você conhece todos os valores que sua empresa entrega à seus clientes?
Quais deles verdadeiramente trazem valor ao negócio? São raros? Difíceis de imitar? Caso todas as respostas sejam positivas, ainda fica a questão: a organização sabe como administrar esses recursos de maneira eficiente?
Existe uma metodologia, conhecida como “VRIO”, que pode ajudar gestores a avaliarem os recursos da empresa e se eles estão sendo aplicados de maneira competitiva.
O modelo VRIO também pode ser útil para ajudar a entender se as vantagens competitivas realmente serão de longo prazo ou se precisam de melhorias e novas capacidades para atingir o máximo de seu potencial.
Acompanhe o conteúdo para descobrir o que é modelo VRIO e como você pode utilizá-lo. Dessa forma, você vai entender melhor os processos da empresa e, assim, tomar as melhores decisões para fazer o negócio crescer!
Veja também: Conheça o modelo de Kano e os 3 atributos essenciais para analisar a satisfação de seus clientes
O que é modelo VRIO?
O termo VRIO é um acrônimo das iniciais de Value, Rareness, Imitability e Organization. Na tradução para o português: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
O modelo VRIO, por sua vez, é uma técnica analítica para avaliar recursos valiosos de uma empresa, como recursos humanos, físicos, financeiros e organizacionais. Para que se tornem competitivos, os recursos precisam das quatro características da ferramenta VRIO, já mencionadas acima.
A partir de uma análise interna, que identifique esses pontos, é possível determinar o que a empresa tem que a faz competitiva em relação às outras.
É isso que o modelo faz. Permite que você conheça seus recursos e entenda melhor suas fraquezas ou vantagens competitivas.
A avaliação, além de ser utilizada para a gestão estratégica de desenvolvimento em diversas áreas, também influencia diretamente na tomada de decisão, seja ao que diz respeito à vantagem de um processo externo ou interno.
Veja tmais: Quais os modelos de gestão empresarial mais adequados para o seu negócio?
As 4 características do modelo VRIO
Algumas perguntas podem te ajudar a entender o que é modelo VRIO e seus 4 parâmetros para analisar os recursos disponíveis.
1- Valor
Qual é o valor de determinado recurso e como ele pode ser obtido no mercado?
Os recursos valiosos geralmente são os que auxiliam a empresa a reduzir custos ou aumentar a receita. Uma equipe produtiva ou um design de produto inovador podem se encaixar nessa categoria.
O valor também pode ser entendido como a capacidade da empresa em explorar alguma oportunidade.
2- Raridade
Quão raro ou limitado é o recurso? Caso poucos concorrentes tenham acesso, quer dizer que a exclusividade é uma de suas características.
O que pode ser desde um profissional muito experiente até um produto ou marca exclusivo.
3- Imitabilidade
Quão difícil é imitar aquele recurso? Além de raro, aqui, o recurso não pode nem mesmo ser imitado ou copiado, pelo menos não de uma forma simples. Mesmo que haja concorrência, será mais difícil encontrar algo que o substitua. Acaba tornando-se mais uma vantagem competitiva.
Ainda assim, atualmente, é mais difícil tornar um produto “inimitável”, uma vez que, quando uma boa ideia é lançada, outros pesquisadores e desenvolvedores no mercado focam em aprimorá-la para oferecer algo competitivo.
Por outro lado, uma patente ou um direito autoral podem se encaixar também nessa categoria.
4- Organização
A organização é capaz de usar o recurso adequadamente? Aquele, que é valioso, raro e inimitável?
Esse parâmetro da organização diz respeito à estrutura da empresa e se ela tem a capacidade desejada para explorar seus recursos da melhor maneira.
Geralmente, isso depende muito de sistemas internos de gerenciamento, de processos e equipes, que devem estar alinhados e organizados para explorar os recursos ao máximo.
Importante destacar que, uma vez que todas as quatro características se unem, a empresa pode entender melhor sua evolução no mercado, construir a marca com mais confiabilidade e avaliar os resultados de lucro com base nessa análise inicial sobre os recursos.
Como aplicar a ferramenta VRIO na empresa?
Você sabe o que é modelo VRIO, mas agora precisa entender como aplicar na empresa. Então, veja como fazer a análise na prática!
Primeiramente, defina recursos que podem ser valiosos, raros e não imitáveis, aqueles que você acredita que há organização para explorar. Depois, vá para as perguntinhas básicas:
- Tem valor? Se sim, a próxima pergunta pode ser feita. Caso contrário, significaria uma desvantagem competitiva.
- É raro? Se sim, a próxima pergunta pode ser feita. Caso contrário, existe uma paridade competitiva, quando a empresa se iguala às outras concorrentes.
- É difícil de imitar? Se sim, a próxima pergunta pode ser feita. Caso contrário e seja fácil de imitar, a vantagem pode ser considerada temporária, pois será questão de tempo para alguma outra empresa copiá-la.
- Há preparo da organização para explorar? Se sim, perfeito, a empresa estará preparada para explorar uma vantagem competitiva e de forma bastante sustentável. Caso contrário, não adiantará nada – continuará sendo uma desvantagem competitiva.
Modelo VRIO: visualizando de forma prática
Em resumo, o que você deve fazer é uma lista de verificação que incluirá o valor, raridade, imitabilidade e a organização de trabalhar com determinado recurso.
Os resultados da ferramenta VRIO dependem do conjunto analisado sobre cada recurso, como mostra a tabela abaixo:
A busca sempre será por vantagens competitivas de longo prazo, que a empresa tenha capacidade para trabalhar por muitos anos.
A metodologia VRIO pode ser utilizada desde a gestão até a análise de recursos financeiros. Junto com outros indicadores, pode auxiliar os líderes na tomada de decisões mais assertivas para melhorar o desempenho do negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário