Toda empresa, ao ser iniciada, deve ter um planejamento. Dentro deste planejamento estão a missão, os valores e a visão da empresa. Além de todo o planejamento financeiro e do futuro da empresa.
O que acontece é que para que tudo que foi planejado funcione, é necessária uma gestão qualificada. Seja essa gestão mais administrativa, como do seu financeiro, ou mais geral, como da sua equipe.
Entenda como uma boa gestão pode fazer a diferença!
O que é gestão?
A gestão é um meio de organização e administração. Ela pode ser de diversas áreas e ajudar nas mais variadas formas. A aplicação da gestão em uma empresa é de suma importância, uma vez que essa controla tais áreas.
Ela funciona identificando os erros cometidos até então ou que ainda podem ser cometidos, onde se quer chegar, como chegar e direcionar. Os responsáveis pelo gerenciamento tem como tarefa guiar setores para que estes alcancem o máximo que podem, sem desperdícios.
Sem um sistema de gestão, os erros se repetem e isso pode fazer com que um negócio ou uma empresa fiquem para trás. Descubra quais áreas de gestão podem ajudar a sua empresa a otimizar tempo e recursos:
Quais são os tipos de gestão?
1. Gestão e administração financeira
Essa é a parte que trata diretamente com a gestão financeira da sua empresa. Isso quer dizer, de forma sucinta, que a gestão administrativa financeira da empresa controla tanto as entradas como as saídas e se a empresa tem prejuízo ou lucro.
A gestão da parte financeira da sua empresa tem como intuito identificar gastos excessivos, erros cometidos e, assim, entender como corrigi-los. Mas também encontrar onde a empresa pode lucrar mais, como quando se utiliza a curva ABC.
Essa gestão se mostra importante pois, quando não se tem esse controle, não é possível identificar quanto de dinheiro é recebido na empresa. E a consequência disso é que não se sabe quanto se pode gastar.
De forma mais prática, se você não sabe quanto seus clientes pagam por mês, não sabe se terá dinheiro para pagar aluguel, água, luz, telefone, salário, comprar de fornecedores, ademais de outros gastos que uma empresa tem.
Isso tudo pode resultar em dívidas, necessidade de empréstimo ou financiamento e até a falência da empresa. Portanto, não esqueça da importância que a gestão financeira dentro de uma empresa possui.
2. Gestão de marketing
A base de uma gestão de marketing é o planejamento. O que acontece é que quem é responsável e quem realiza as atividades de marketing de uma empresa deve ter clareza de onde o negócio quer chegar.
Algumas campanhas podem trazer um público muito grande para a empresa, o que é ótimo para a fixação de marca. Mas, por outro lado, pode não ser tão bom, visto que muitas dessas pessoas que chegam até a empresa não se tornarão clientes, de fato.
Se você busca maior quantidade de vendas, deve ter um marketing focado na geração de conteúdo voltado para o consumidor final. E isso significa que você precisa estar atento a como seu marketing funciona.
Todo conteúdo divulgado deve ter um intuito, e para atingir esse propósito ele precisa ter um plano. Isso significa saber qual será o conteúdo, cores, modo de linguagem, onde será divulgado, público-alvo, entre tantos outros.
Sem a gestão do marketing ele pode não funcionar. O que implica que você não terá nem conhecimento de marca, nem clientes buscando sua empresa. Hoje, poucas empresas atingem o sucesso sem um planejamento e uma gestão de marketing. Já que, dessa forma, elas não são conhecidas.
3. Gestão de produção
A produção ou transformação de um bem deve ser sempre bem gerida. E é aí que entra a gestão de produção. Quando se tem diversos itens que serão transformados em apenas um, é extremamente necessário um controle direto. Desperdícios não podem ser admitidos. Portanto, é imprescindível estar atento a tudo relacionado ao controle de produção.
Caso não seja gerido da forma correta, a empresa pode perder muito dinheiro com os desperdícios que acontecerão durante a produção. Mas também pode aproveitar o conhecimento da sua produção para utilizar os dados no próximo período de entrada de produção.
4. Gestão logística
Gestão logística seria quase um gerúndio, uma vez que a logística é a área que trata do planejamento e controle do transporte e armazenamento de mercadorias de uma empresa. Dessa forma, a gestão logística trata do controle de toda a organização de um produto.
A gestão logística é tão necessária porque ela faz com que todo esse processo complicado e muitas vezes caro se torne mais simples e mais barato. Isso significa estudar como armazenar um produto X e como fazer o seu transporte da forma mais cuidadosa possível.
O fato de saber quais serão os cuidados a serem tomados durante toda a vida do produto faz com que a empresa gaste muito menos. Isso porque, com o cuidado tomado, não será preciso se preocupar com a reposição de itens estragados e até garantia.
Leia também: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística
5. Gestão de pessoas
A gestão de pessoas pode ser considerada um dos tipos de gestão mais amplo, uma vez que ela controla toda a equipe, independentemente de setor.
Ou seja, o responsável pela gestão de pessoas, ou pelo RH, está apto para realizar treinamentos, entrevistas e qualquer outro relacionado a toda equipe da empresa.
Ele será responsável por todo o caminho do funcionário dentro da empresa. Isso, porque está presente desde a sua entrevista até sua demissão.
Também deve estar atento a reuniões, análise de desempenho e performance geral da empresa, sempre buscando um ambiente favorável a missão da empresa.
O que são metodologias de gestão?
Para realizar qualquer uma das áreas de gestão citadas acima, o uso de um sistema ou software será de grande ajuda. Esses sistemas de gestão empresarial são voltados para as mais diversas áreas.
Eles podem ser voltados para a gestão financeira, juntamente com a gestão de produção, ou somente a gestão da equipe ou apenas voltados para o marketing.
Esses sistemas são de grande auxílio, uma vez que realizam toda a gestão de tempo, de gastos, de estoque e outras. Uma vez que são responsáveis por esses controles, tudo será automatizado, não havendo necessidade de se preocupar com papéis e relatórios físicos. Podendo também, controlar tempo e produtividade.
Além dos sistemas, ainda existem metodologias que podem ajudar. Como ferramenta de análise SWOT, ciclo PDCA, PEPS e UEPS entre tantas outras.
Conclusão
A gestão de uma empresa é essencial. Sem uma gestão fica difícil ter o controle das áreas da sua empresa. E é assim que elas ficam cada vez mais para trás, principalmente em relação a seus concorrentes.
E o uso de metodologias e sistemas pode te ajudar muito em relação à administração da sua empresa.
Busque sempre o controle administrativo geral da sua empresa. Ele irá apenas ajudar você a captar os dados e ter uma noção maior de como analisá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário